O blog que vai do fato ao insight

Cinco aprendizados da última edição do FIRE FESTIVAL
May 10, 2023

O FIRE FESTIVAL apresenta a cada ano insights relevantes para o público participante. A partir da trajetória de alguns dos maiores nomes da Creator Economy, é possível aprender boas lições para produzir conteúdos com grandes chances de engajar a audiência.


Na edição de 2022, palestrantes como Nathalia Arcuri, Bia Granja, Paulo Cuenca, Tiago Leifert e Thiago Nigro dividiram algumas das suas regrinhas para quem quer crescer nesse mercado. 


Abaixo, listamos cinco desses ensinamentos para dar um gostinho do que você pode esperar da edição 2023. 


E já adiantamos um ponto em comum entre todos eles: um bom criador de conteúdo precisa de pensamento estratégico e disciplina para contar suas histórias


1) Saiba o valor do seu conteúdo

Bia Granja, fundadora e CCO da YOUPIX, explicou no FIRE FESTIVAL 2022 a importância de saber qual o seu foco de atuação na Creator Economy. Para ela, um criador tem uma enorme capacidade criativa e é necessário saber, desde o início, que essa característica é o principal ativo que ele pode oferecer para o mercado. 


"
Os creators são pessoas que estão todo santo dia nas redes hackeando o algoritmo, tentando entender como otimizar [essa rede], como fazer uma comunidade", disse. Seguindo essa lógica, ela comentou que quem começar nesse universo deve entender qual a melhor forma de transformar sua atividade em um negócio.


A fundadora do YOUPIX ainda orientou todo criador a se entender como um negócio. Ele tem que saber qual a concorrência, qual o conteúdo que tem para oferecer ao mercado, além de estudar bem sobre como pode oferecer uma força de trabalho que ainda não está nas agências nem nas grandes empresas – hoje, são os creators que sabem se comunicar da melhor forma com a rede, e as marcas vão cada vez mais buscar neles o apoio que precisam para interagir com seus consumidores.


2) Saiba o que a sua comunidade quer

Nenhum post que eu faça não tem uma intencionalidade por trás.” 


A frase é da Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, criadora de conteúdo na Hotmart e uma das principais influenciadoras de economia do Brasil. A mensagem resume como ela busca nos dados inspirações para os conteúdos que apresenta.


No evento de 2022, ao relembrar o início da carreira, Nath explicou como a experiência no jornalismo de celebridades foi importante para perceber como as reportagens que ela publicava impactavam na audiência do portal. 


A partir da leitura dos dados que o site fornecia, ela testava novos formatos de postagens para identificar o comportamento dos leitores. No futuro, essa prática seria determinante para ela aplicar no trabalho que faz hoje no Me Poupe! e impulsionar um canal que virou benchmark para o nicho em que ela atua.


3) Saiba adequar a sua linguagem para a plataforma

O jornalista e apresentador Tiago Leifert dividiu na última edição do festival o seu sucesso na transmissão do Campeonato Paulista de 2022 que liderou no YouTube. Até em jogos que não eram decisivos, foi possível atrair uma audiência que chacoalhou a estabilidade das emissoras de televisão.


Para ele, um dos segredos para esses resultados foi ter sensibilidade para notar as características da plataforma na qual estava atuando e pensar o conteúdo a partir disso. No caso dele, não valia só replicar o que a audiência dele estava acostumada a vê-lo fazendo na televisão. 


"
Fizemos uma transmissão dos jogos mais conversada", destacou. "Não é uma live de react, mas também não é uma narração de televisão, a gente está em algum lugar ali no meio que funcionou".


Mesmo sendo um nome com uma linguagem muito própria e reconhecida pela audiência, o público que ele tem na Twitch é diferente do público que está no YouTube, por exemplo, já que são comunidades diferentes. Aqui, o dever de casa é estudar como dá para conversar com essas audiências sem perder a identidade.


4) Saiba aprimorar conteúdos

Um dos destaques da programação de 2022, Thiago Nigro, o Primo Rico, e também creator na Hotmart, apresentou no FIRE três perfis de criadores de conteúdo que existem:

-
O copiador, que é pessoa que apenas reaproveita seus próprios conteúdos ou conteúdos de terceiros; 

- O inovador, aquele que usa seu tempo constantemente para testar novos formatos; 

- E o aprimorador, o creator que estuda aquilo que deu certo com o intuito de melhorar resultados.


É com este terceiro que Nigro se identifica. 


"
Eu pego o que funciona e eu melhoro. Por que eu vou pegar o que funciona e vou fazer igual?", perguntou. "Eu olho o que está funcionando no mundo. Olho para isso e aprimoro. Foi o que eu fiz a vida toda."


Ele ainda deu a receita:

  • Se você quer criar conteúdos para o YouTube, por exemplo, identifique os 10 maiores canais no seu nicho;
  • Nestes 10 canais, selecione em cada um deles os 10 vídeos que mais engajaram a audiência;
  • Aprimore o título, a thumbnail, a descrição e o conteúdo desses conteúdos;
  • Agora, você tem 100 ideias validadas de roteiros para gravar, o que pode dar um ano de produção de conteúdos já testados;
  • Ao achar um conteúdo que deu certo com a sua base, explore esse mesmo conteúdo e faça variações dele.


5) Saiba ousar

O que você está fazendo para sair do padrão?


Foi essa a provocação que
Paulo Cuenca, CMO da The Brain, levou para o FIRE 2022. "A ignorância de entrar em um mercado novo ajuda você a descobrir coisas que outras pessoas não pensaram em testar", contou o convidado e criador de conteúdo da Hotmart. 


Para explicar o conceito por trás dessa dica, Paulo usou o seguinte exemplo: quando ainda somos crianças, não nos limitamos ao mundo quadradinho e com uma organização até certo ponto previsível que vemos na vida adulta. Nos nossos primeiros anos de vida, seguimos "ousando" até encontrar nossa identidade.


Ele ensinou que um bom creator precisa saber manter a curiosidade para buscar renovar seus conteúdos e manter o frescor das suas mensagens. O público espera por isso também.


No FIRE FESTIVAL 2023 vai ter muito mais

E aí, gostou do que aprendeu? Essa trilha é só um aperitivo do que desde a nossa primeira edição, em 2015, apresentamos para os nossos participantes. 


Anote na agenda: nos dias 24, 25 e 26 de agosto, o Expominas, em Belo Horizonte, será palco para os maiores nomes e marcas que estão transformando o cenário nacional de inovação e empreendedorismo. 


Participe do FIRE FESTIVAL 2023. Confira os palestrantes confirmados e garanta seu ingresso clicando
neste link.


Nos vemos por lá!

05 out., 2023
Relatório inédito resume as mais de 100 horas de conteúdo do evento.
02 out., 2023
Executivo fala mais sobre as tendências da Creator Economy que foram apresentadas no relatório FIRE FESTIVAL 2023, que pode ser baixado gratuitamente, neste post.
26 ago., 2023
O terceiro e último dia do FIRE FESTIVAL 2023 seguiu a vibração dos dias anteriores. Veja os destaques das palestras do dia e saiba como adquirir o FIRE 2024!
25 ago., 2023
O dia 2 do FIRE 2023 manteve a temperatura da estreia! O Expominas recebeu um elenco de peso para dividir aprendizados com uma plateia empolgada.
24 ago., 2023
A gente te conta os principais acontecimentos do dia 1, trazendo parte do conteúdo das principais palestras e dividindo ensinamentos.
23 ago., 2023
O FIRE FESTIVAL 2023 está chegando e por aqui já estamos prontos. Veja algumas dicas para ter uma melhor experiência no evento.
22 ago., 2023
Psicóloga, neurocientista e fundadora da UAU Desenvolvimento Humano, Gislene é especialista em oratória, influência e persuasão e vai estar no FIRE 2023.
Brinde com copos de chopp em bar
21 ago., 2023
O UAI Chef, clube de assinatura do Portal UAI, vai dar um brinde exclusivo para os participantes do FIRE FESTIVAL que baixarem o aplicativo. Veja detalhes!
Issaaf Karhawi, palestrante do FIRE FESTIVAL 2023
09 ago., 2023
Palestrante do FIRE este ano, a doutora em Ciências da Comunicação pela USP fala sobre a dependência dos creators com as plataformas de mídias sociais. Saiba mais!
Share by: