O blog que vai do fato ao insight

FIRE FESTIVAL 2023: fique por dentro de tudo o que rolou no primeiro dia
Aug 24, 2023

O FIRE FESTIVAL 2023 começou! O evento em que a Hotmart recebe alguns dos grandes expoentes da Creator Economy no mundo chega a sua oitava edição com o maior número de palestrantes e de público de toda a história. Até o próximo sábado, mais de 8 mil pessoas vão passar pelo Expominas, em Belo Horizonte, para um encontro com nomes como Leandro Ladeira, Bianca Andrade (a Boca Rosa), IZA, João Pedro Resende e Marcos Piangers – só para citar algumas das estrelas que estiveram na estreia desta edição. 


Para você sentir um pouco a experiência do que é estar no FIRE, trouxemos aqui os principais acontecimentos do primeiro dia. Assim, você tem um gostinho desse encontro raro entre os maiores especialistas do mercado quando o assunto é marketing digital, empreendedorismo, lançamentos, produtos e muito mais! A cobertura completa dos próximos dias também vai aparecer aqui no blog, então não deixe de conferir.

A ESTRUTURA DO FIRE 2023

Um dos maiores festivais de marketing digital, empreendedorismo e conteúdo da América Latina, o FIRE está dividido por três pisos, que recebem os seis palcos simultâneos do evento e as mais de 100 palestras que vão rolar nestes dias. 

Começando de cima para baixo, o terceiro piso é onde fica a VIP Zone, com programação e ativações exclusivas para o público que adquiriu o ingresso VIP – tem até barbearia por lá! No segundo, a Fun Zone, o Espaço Família, o Palco YOUPIX e o Creator Hall, onde estão localizadas a Hotmart Store e os estandes das marcas parceiras do FIRE. Já no primeiro piso, os palcos I (Innovation), R (Relationship) e E (Entrepreneurship) recebem várias das estrelas do line up. Por fim, na área externa está o espaço F (Fun), voltado para o entretenimento.

É uma megaestrutura para atender aos interesses de um público que não para de crescer. Em 2023, o FIRE quebrou o recorde de inscritos de 2022, com 6 mil pessoas. E este ano não será diferente: está com 42% mais pessoas que na edição do ano passado.



O PALCO I NO PRIMEIRO DIA DE FIRE

O I (Innovation) de inspiração e inovação já indica o que esperar das palestras programadas para o maior palco do festival (são 3 mil lugares!). Por lá passaram nesse começo de FIRE cerca de 20 nomes, entre convidados e mediadores, que provocaram a plateia com insights de criatividade e cases de sucesso. Selecionamos alguns trechos, confira:

A MANHÃ NO I

Leandro Ladeira, CMO da We Do Care, entrou em campo às 10h15 da manhã e, durante 50 minutos, explicou como funciona a sua estratégia de trabalho, que consiste em fazer um marketing que não pareça propaganda.


“As pessoas precisam vender sem prometer”, indicou o palestrante, que falou que o marketing de premissas, o método que aplica no trabalho, envolve a audiência, gera admiração e torna o lead mais barato.


“Eu queria que vocês abolissem a palavra criatividade do vocabulário. Também eliminem o imperativo e a interrogação das peças de vocês”, ensinou Ladeirinha, como ele é conhecido no mercado, trazendo dicas ao público para evitar as armadilhas de um marketing tradicional.



Na sequência, foi a vez do CEO e fundador da Hotmart, João Pedro Resende, apresentar como a empresa tem crescido nos últimos anos e qual o legado que leva de cada uma das fases de crescimento da companhia. Para ele, a Hotmart ainda é uma empresa adolescente, mas que assistiu o mercado evoluir desde 2011, ano de fundação do negócio. Naquela época, todo conteúdo digital que existia na internet era de graça e a ideia de vender produtos digitais gerava muita desconfiança. 


“O mercado nunca esteve tão bom. Vocês estão no lugar certo, na hora certa e com a consciência disso”, explicou JP, que ainda apresentou no FIRE novidades e atualizações nos produtos da Hotmart. Vejam os destaques:

  • Hotmart PRO: ainda na lista de espera (dá para se inscrever clicando aqui), o recurso conecta criadores de conteúdo a profissionais como gestores de tráfego, copywriters, designers e muitos mais, facilitando a terceirização de etapas do trabalho. 

  • Hotmart AI: a partir de comandos do usuário, a plataforma estrutura copys, precifica produtos e estrutura um curso online, entre outras utilidades.

  • Hotmart Send: recurso que ajuda a escrever e a disparar e-mail marketing, a ferramenta dispõe de inteligência artificial para fazer os envios. Hoje, entre 10% e 15% das campanhas enviadas pelo Send já usam IA.

  • Hotmart Pages: um criador de páginas de vendas, que dá autonomia e agilidade para o creator colocar seu lançamento no ar.

  • Hotmart Brain: nova solução de pesquisa e automação de dados, o Brain facilita a consulta às principais bases de assinatura da Hotmart, permite customizar a visualização de dados, integrar essas informações com facilidade, e muito mais. Clique aqui e saiba como se tornar um usuário beta. 

  • Hotmart Tutor: o recurso cria versões virtuais do creator capazes de auxiliar seus alunos tirando dúvidas, estimulando engajamento na comunidade do produto e atuando como professor particular. Em breve, vai estar disponível para os clientes da Hotmart. 



Para encerrar sua fala, João falou como a inteligência artificial abre oportunidades para quem atua com produção de conteúdo. “Vamos poder fazer mais coisas em menos tempo e vamos ter mais tempo para sermos humanos. A gente trabalha com conhecimento e muitas pessoas vão precisar disso para se adequarem a esse momento. Estamos em transição e nosso mercado pode ajudar muito a esse público.”


A TARDE NO I

Bianca Andrade, empresária, comunicadora e influenciadora e fundadora da holding Boca Rosa Company, participou de uma entrevista com Nathalia Cavalieri, a Nathão, General Manager da Hotmart.


A convidada explicou como desenvolveu suas habilidades como estrategista e diretora criativa de seus projetos, como diferencia as personas da Boca Rosa e da Bianca Andrade até pelas roupas que usa e, ainda, como lidou com o estigma de ser chamada de ‘blogueirinha’.


“São as dores e delícias do começo. Minha key message é: cheguei na internet quando tudo era mato, eu não tinha referências quando comecei. Aprendi a confiar na minha intuição e eu estava ali sabendo que alguma coisa nova estava surgindo. Tanto é que não coloquei meu nome pessoal no canal que criei, eu já imaginava que alguma marca poderia surgir dali”, relembrou.


A empresária comentou que aprendeu muito com as negativas que recebeu no caminho, até mesmo quando foi eliminada do reality show Big Brother. “De alguma forma, aquilo também foi um não que levei”. Para Bianca, ter criado uma companhia com uma imagem independente foi importante para evitar que a imagem dela interferisse no desempenho do negócio. Por fim, deixou um recado: “Internet é um lugar de coragem, a gente nunca sabe se vai dar certo.”



Outra convidada que atraiu a atenção do público foi a cantora, empresária e diretora criativa IZA. Entrevistada pela jornalista Aline Aguiar, da TV Globo, a artista contou como o acesso à educação de qualidade foi essencial para colocá-la no patamar onde chegou.


“Desde pequena eu aprendi o valor que a educação poderia ter na minha vida. Enquanto mulher preta, a educação me blindava de muita coisa”', disse.


IZA também falou da dificuldade de manter a audiência interessada nos conteúdos que são lançados nas redes todos dias. Para ela, apesar de ser desestimulante lidar com o baixo engajamento, um creator não pode desistir do trabalho que faz. 


“Tem que entender que seu projeto, sua arte ou seu negócio vão chegar para quem precisa desse conteúdo. A dificuldade faz parte da nossa vida e faz parte do empreender. Toda jornada não será sempre linear. A única pessoa que não vai ser criticada e que nunca vai falhar é aquela que não faz nada”, destacou.



A NOITE NO I

O encerramento do primeiro dia de programação no palco mais disputado do FIRE rendeu conversas ímpares. A noite começou com um debate importante capitaneado por profissionais da TV Globo, parceira de mídia do festival, e que teve como tema ‘Diversidade de conteúdo: uma conexão para criação de conteúdo’.
Liliana Junger, Elismar Braga, Rodrigo Franco e Tânia Chaves apresentaram como as ações de diversidade e inclusão (D&I) da emissora têm dado bons frutos.


Um exemplo recente foi a telenovela
Vai na Fé, que teve um elenco majoritariamente preto e foi o maior sucesso financeiro da história das tramas das sete do canal carioca.


Na sequência, o auditório ficou lotado para uma das palestras mais aguardadas deste dia de estreia do evento. O casal
Priscila Zillo e Pedro Sobral estiveram juntos pela primeira vez dividindo um palco para falar sobre como o pensamento estratégico é essencial para gerar bons resultados. 


A dupla tratou de temas como a fundação de uma base sólida de seguidores, a comunicação com seu público, a criação de ofertas irresistíveis para a venda de produtos e, ainda, como executar um pós-venda de sucesso.


“O que bota oxigênio para dentro da sua empresa é a venda. Você pode ter um produto incrível, mas se você não tiver uma boa estrutura de venda, um bom processo comercial, a venda não vai acontecer”, destacou Priscila.


“Foque no cliente e se apaixone pela criação de conteúdo. Por mais óbvio que isso seja, criadores de conteúdos criam conteúdos”, reforçou Sobral, que ainda complementou com outra dica valiosa: “nunca venda o mesmo produto duas vezes, sempre melhore este produto antes de fazer um novo lançamento. Tem que aprimorar sempre!”




Os ensinamentos da noite continuaram com Marcos Piangers, que veio falar de inteligência emocional versus inteligência artificial para encerrar a programação do I no primeiro dia. 


Piangers, que ficou conhecido falando de paternidade nas redes, explicou como sua empresa pode ter uma identidade que só você pode dar para ela, algo que nenhuma tecnologia seria capaz de substituir.  “Duas grandes forças que a gente vai ver no futuro: uma é a tecnologia, que é algo imparável, a segunda é a capacidade nossa de fazer coisas incríveis”, comentou. Para ele, só a combinação entre lógica, empatia e autenticidade vão fazer uma criação ter sucesso.




MAIS PALCOS NO PRIMEIRO DIA DE FIRE

PALCO R

O segundo maior palco do FIRE FESTIVAL, com capacidade para receber mais de 1,6 mil pessoas, o R que dá nome ao espaço vem de Relationship (ou relacionamento, em português), uma habilidade que é essencial para quem quer crescer no digital. Aqui nesse palco a curadoria de palestrantes foi pensada para debater temas técnicos e estratégicos com os maiores nomes do mercado digital.


A abertura ficou a cargo do super time BrenVita, Jokin Urraz, Vladimir Briceño-Prince & Raul Maraña. O quarteto falou como o mercado de língua espanhola tem muitas oportunidades e deu dicas para quem quer escalar seus negócios para outros países. Na sequência, Juan Lomana falou como a era da inteligência artificial vai transformar os negócios digitais.


Rafael Leite, Gislene Isquierdo, Isadora Hunka e Fred Montezuma são outros nomes que conversaram com o público que esteve acompanhando o palco R. Conteúdo viral,  construção de narrativas que geram conversão e a revolução digital no setor de educação foram algumas das discussões que rolaram por lá.

PALCO E:

Márcio Brant, CEO da We Pod, foi o palestrante que iniciou os trabalhos do palco E, que tem como linha temática promover debates sobre os desafios e oportunidades do empreendedorismo. Como criar um podcast que gera lucro foi o que pautou o início das conversas por ali.


Microaudiências, estratégias de venda, como planejar lançamentos e persuasão digital estiveram entre os temas que convidados como
Micha Menzes, Ellen Salomão, Rejane Toigo, Gislene Isquierdo (sim, tivemos a Gi no palco E também) e Joel Lopez lideraram.


PALCO YOUPIX:


Estreia desta edição, o palco que recebe o nome e a curadoria do YOUPIX trouxe temas muito importantes para os creators que estão se lançando no mercado de criação de conteúdo digital. 


Palestras sobre o que é Creator Economy, viver de publi
vs. viver de curso, de onde vem o dinheiro desse mercado e construção de reputação dominaram a tarde no espaço. 


Rafa Lotto
, Giovanna Ferrarezi, Vinicius Vaz, Lucca Najar, Rafa Cappai, Pathy dos Reis, Carlinha, Issaaf Karhawi, Ad Junior, Luiz Menezes, Vinicius Gambeta e Luciano Freitas foram os especialistas que seguraram a programação deste palco no primeiro dia de FIRE. 

Palco VIP:

O palco exclusivo para quem adquiriu os ingressos na modalidade VIP teve na abertura Peter Jordan falando sobre a importância do marketing de conteúdo no marketing digital. 


Tiago Forte
liderou o painel ‘Criando um segundo cérebro’; Iago Claro, foi speaker da palestra ‘Porque CEOs devem cuidar do desnecessário’; Rafael Donatiello, da ‘Como faturar 7 dígitos todos os meses com o mesmo produto de recorrência apenas com novos assinantes’; e Juvenal Valentim, que encerrou o dia 1 do VIP, com a mesa ‘Como construir oferta de 8 dígitos e ecossistema do Grupo Primo’.

O primeiro dia do FIRE FESTIVAL 23 chega ao fim, mas está só no começo!

Agora você está sabendo de tudo o que foi destaque no primeiro dia do FIRE. E fica o convite para amanhã: a gente volta ao blog com os conteúdos do dia 2. Por fim, não deixe de seguir o
Instagram do evento, lá também tem uma cobertura exclusiva!

05 out., 2023
Relatório inédito resume as mais de 100 horas de conteúdo do evento.
02 out., 2023
Executivo fala mais sobre as tendências da Creator Economy que foram apresentadas no relatório FIRE FESTIVAL 2023, que pode ser baixado gratuitamente, neste post.
26 ago., 2023
O terceiro e último dia do FIRE FESTIVAL 2023 seguiu a vibração dos dias anteriores. Veja os destaques das palestras do dia e saiba como adquirir o FIRE 2024!
25 ago., 2023
O dia 2 do FIRE 2023 manteve a temperatura da estreia! O Expominas recebeu um elenco de peso para dividir aprendizados com uma plateia empolgada.
23 ago., 2023
O FIRE FESTIVAL 2023 está chegando e por aqui já estamos prontos. Veja algumas dicas para ter uma melhor experiência no evento.
22 ago., 2023
Psicóloga, neurocientista e fundadora da UAU Desenvolvimento Humano, Gislene é especialista em oratória, influência e persuasão e vai estar no FIRE 2023.
Brinde com copos de chopp em bar
21 ago., 2023
O UAI Chef, clube de assinatura do Portal UAI, vai dar um brinde exclusivo para os participantes do FIRE FESTIVAL que baixarem o aplicativo. Veja detalhes!
Issaaf Karhawi, palestrante do FIRE FESTIVAL 2023
09 ago., 2023
Palestrante do FIRE este ano, a doutora em Ciências da Comunicação pela USP fala sobre a dependência dos creators com as plataformas de mídias sociais. Saiba mais!
03 ago., 2023
Assinando séries de sucesso, ela vem ao FIRE FESTIVAL este ano para apresentar as narrativas enquanto recurso importante a quem quer impactar a audiência.
Share by: