O segundo dia do FIRE FESTIVAL 2023 manteve a temperatura da estreia! Nesta sexta-feira (25), o Expominas recebeu um elenco de peso para dividir aprendizados com uma plateia empolgada.
Samer Agi, Erico Rocha, Gary Vaynerchuk, Bettina Rudolph, Nathália Cavalieri, Alice Marcone e Gustavo Tubarão são só alguns dos nomes que dominaram as conversas nos seis palcos simultâneos do evento.
A seguir, listamos alguns insights que os palestrantes dividiram com o público. Confira:
INDO ALÉM DA SUPERFÍCIE
Samer Agi, professor e fundador do Ser Mais Criativo, comandou a abertura do palco I, o maior do FIRE. Para um público que se preparava para a maratona de palestras que teria ao longo do dia, o convidado apresentou onde busca inspiração para seus conteúdos e explicou como utiliza a escrita criativa para engajar.
Para Agi, ter tempo livre estimula a criatividade e, ao longo do painel, ele deu dicas de como se diferenciar no mercado. “Em um mundo em que todos postam tudo da mesma forma e, ao mesmo tempo temos muita gente disputando atenção, se você for um pouco mais profundo nos seus conteúdos, vai atingir pessoas que estavam sem esperança, que não estavam tão conectadas com o que vinha sendo postado na rede.”

O ARROZ COM FEIJÃO DA BETTINA
Bettina Rudolph, copywriter, influenciadora e a mente por trás da BR Marketing, levou para o FIRE 2023 o seu mantra de sucesso: quem não faz bem o ‘arroz com feijão’ do marketing digital – ou seja, negligencia o óbvio – está colocando em risco suas vendas.
Aqui, apresentamos as três idiotices do sucesso no digital (palavras dela!) que a Bettina dividiu com o público:
- Saiba o seu porquê: Se você vende um passo a passo, uma estratégia, um produto, um serviço, você não inspira e sua audiência é menor. Se você vende uma ideia, um porquê, um sentimento, você gera conexão e fala com mais gente.
- O seu modelo de negócio: Para ela, uma vez que você tenha o melhor porquê do mercado, ele pode ser invalidado por um modelo de negócio errado. Esses modelos têm que ser escaláveis, lucrativos e precisam mudar com o tempo.
- O sucesso do seu cliente: Garanta isso prometendo para ele o que é alcançável e entregando o caminho mais curto e fácil para ele atingir aquilo que você prometeu.
Anotado!

AONDE VOCÊ QUER CHEGAR?
No FIRE de 2019, Nathalia Cavalieri, a Nathão, General Manager da Hotmart, gravou um vídeo para ela mesma em que falava seus planos profissionais para o futuro. Um deles era ser CMO.
Nathalia exibiu essa gravação em público pela primeira vez hoje, no Palco I, e contou o que fez ao longo da sua trajetória para conseguir atingir a meta e ir ainda mais longe: investiu em conhecimento.
E não foi só ela quem escolheu esse caminho. A partir de dados inéditos da Hotmart, a palestrante mostrou como os maiores vendedores da Hotmart gastam, em média, R$ 9 mil em formação, contra R$ 2,5 mil daqueles que não alavancaram seus resultados.
Aqui, a mensagem foi clara: quem busca aperfeiçoamento, vai longe!

Ainda sobre os dados exclusivos da palestra, Nathália contou quais são os nichos de produtos mais procurados na plataforma da Hotmart:
- 53% - Desenvolver habilidades relacionadas à profissão ou aumento de renda;
- 25% - Crescimento pessoal;
- 11% - Melhorar minha saúde e bem-estar;
- 6% - Aprender algo novo por hobbie.
A pesquisa Hotmart Insights pode ser acessada
clicando aqui. O relatório tem informações e análises exclusivas do mercado digital.
NOCAUTE PELA EMOÇÃO
Erico Rocha, nome que ajudou a democratizar as estratégias de lançamento no Brasil e pioneiro do marketing digital no país, mostrou no palco do FIRE como faz para produzir vídeos que tocam as pessoas.
A receita dele conta com três ingredientes:
- Clareza: a oferta do seu produto tem que estar clara. Se você confunde o cliente, desperta a desconfiança dele.
- Formalize: coloque no papel qual é a intenção de seu vídeo. Uma vez que isso está escrito, você e sua equipe vão ter um mapa do que tem que ser feito.
- Ter seus avatares: esse conceito do marketing digital, que significa público-alvo, precisa também ser formalizado. Saber quais são os desejos e as necessidades da audiência que você quer impactar vão te ajudar a ser mais assertivo no lançamento.

HABEMUS UM HITMAKER
O FIRE também recebeu estrelas internacionais.
Gary Vaynerchuk, ou Gary Vee, foi um deles. O Palco I ficou lotado para ouvir os ensinamentos do empreendedor americano, visionário e dono de uma das maiores empresas de marketing digital, além de autor de best-sellers reconhecidos pelo New York Times.
Aqui, alguns falas do palestrante:
- “Se você tem funcionários, você é quem trabalha para eles, não são eles que trabalham para você. Como chefe, como líder, não é sua função julgar o que seus funcionários desejam. É sua função entender o que seus funcionários querem e tentar fazer isso acontecer.”
- “Muitos de vocês podem perguntar: o marketing de influência funciona? A resposta é: talvez. Pode ser bom, pode ser ruim, como tudo na vida. Se você pensar bem, uma bola de futebol é boa para o seu negócio? Para Messi e para Ronaldo foi muito bom. Eles ganharam bilhões de dólares. O ROI [do inglês
return over investment, retorno sobre investimento] de uma bola de futebol para esses seres humanos foi grande. Para mim, que joguei há dois fins de semana e machuquei o tendão da coxa, foi um ROI negativo.”
- “Todos vocês se lembram de quando, há cinco anos, eu estava falando do TikTok e muitos pensaram que eu estava falando de garotinhas dançando. Ali, eu achava que o TikTok era para onde a atenção do mundo estava prestes a ir e muitos não aproveitaram a oportunidade. Acompanho a atenção na internet há 20 anos, religiosamente. Estamos em um momento em que mais mudanças ocorrerão nas próximas 24 horas e nos próximos meses do que já vimos em muito tempo.”
- “O campeão de hoje é o perdedor de amanhã. Há muitas pessoas se sentindo bem consigo mesmas seguindo o marketing de 2015. E eles não percebem que a mudança está chegando. As duas ou três coisas que eles fazem bem estão começando a mudar bem diante de seus olhos. E em vez de serem responsáveis e trabalharem mais para aprender, eles estão colocando a cabeça na areia e dizendo: que se dane a IA, eu não preciso disso.”
Quem tava lá ouvindo o Gary aplaudiu!

O EMPREENDEDOR TEM QUE DEFENDER A SUA CONFIANÇA
A frase bonita acima é do palestrante que segurou o auditório lotado na última palestra desta sexta-feira:
Ícaro de Carvalho. O estrategista digital, copywriter e fundador da escola de marketing O Novo Mercado foi ao FIRE para mostrar que o sucesso não precisa ser solitário, que o empreendedor precisa estar bem acompanhado na sua jornada.
Ícaro apresentou para o público os três aprendizados que a vida lhe deu:
- Mate sua voz sabotadora: A síndrome do impostor atrasa a sua vida e é derivada dos desestímulos que as pessoas que passaram pelo nosso caminho deixaram para nós;
- Busque um propósito: Entenda que se você não tem um porquê, tem um por quem. Faça seu trabalho por você mesmo, por seus filhos, por seus pais ou por outras pessoas que você ama;
Saiba que perfeccionismo é desculpa de covarde: Pare de adiar seus planos e comece a colocá-los em prática de todo jeito. As mudanças acontecem muito rápido e você vai conseguir aprimorar seu trabalho durante a caminhada.

AINDA TEM MAIS!
O FIRE não acabou! Neste sábado, terceiro e último dia do festival, vão passar pelo evento nomes como
Otaviano Costa,
Wendell Carvalho,
Paulo Cuenca,
Beatriz Guarezi,
Hernane Ferreira Jr, Guta Tolmasquim,
Mari Palma,
Fayda Belo,
Simone Cesar, entre outros especialistas. Acompanhe o blog e fique por dentro dos destaques da programação.